5 ERROS NA HORA DE BEBER ESPUMANTE — silverlightvinho Pular para conteúdo
Finalize sua compra no Pix e Garanta até 15% de desconto!
Finalize sua compra no Pix e Garanta até 15% de desconto!
5 ERROS NA HORA DE BEBER ESPUMANTE

5 ERROS NA HORA DE BEBER ESPUMANTE

Borbulhando Elegância: O Universo Encantador do Champanhe"

Apreciar um bom espumante não requer mais do que o desejo de fazê-lo. E nós brasileiros temos belos exemplares produzidos especialmente na Serra Gaúcha.

Coloque seu espumante para gelar e venha descobrir os 5 erros que deve evitar para deixar sua experiência de degustação ainda mais completa e especial!

1 – NÃO ESTOURE A ROLHA

Deixe para estourar a rolha apenas em ocasiões especiais. Esse jeito de abrir o espumante acaba desperdiçando o líquido além de você perder muita da perlage (bolhas) e correr o risco de machucar alguém.

O correto é você abrir vagarosamente, primeiro solte a gaiola de arame, segure a rolha com o dedão para evitar que ela escape e com a outra mão gire devagar a garrafa. Dessa maneira a rolha vai sair sem causar uma explosão. Quanto mais silenciosa for a abertura, melhor!

2 – NÃO AGITE A GARRAFA

Quando você agita a garrafa ao abrir, a pressão fará com que metade do espumante suba. Além de você perder grande parte da perlage (bolhas), você vai desperdiçar este líquido precioso.

3 – USE A TAÇA ADEQUADA

A mais conhecida é a flute (alta e fina) mas há quem defenda o uso das do tipo tulipa (leva este nome porque lembra a flor) que tem a base pequena, o corpo médio (maior que as flute) e a boca mais fechada.

sugestões de apresentação para espumante

4 – NÃO INCLINE A TAÇA

Um dos erros mais polêmicos é sobre inclinar ou não a taça na hora de servir o espumante. A explicação é que quando servimos o espumante com a taça inclinada a bebida tem uma maior área de contato com a lateral da taça e isso faz com que a perlage se dissipe muito mais.

O recomendado é que o espumante seja servido com a taça apoiada sobre alguma superfície.

5 – CHAMAR ESPUMANTE DE CHAMPAGNE

Champagne é uma bebida com DOC – Dominação de Origem controlada. Portanto, só podemos chamar de Champagne as bebidas que são produzidas em uma região específica da França chamada de Champagne que, aliás, deu origem a essa bebida.

Além da região, o Champagne que possui um processo de fabricação exclusivo e próprio desta região. Isso vale também, por exemplo para o Proseco (Itália) e a Cava (Espanha).

Seja qual for a sua escolha, sempre lembre que o melhor espumante é aquele que agrada seu paladar. Com muito ou pouco conhecimento, se aventurar neste universo de degustar nossas bebidas e compartilhar momentos com os amigos é bom demais. Saúde e até o próximo post!

Próximo artigo Decoração 2024: Tendências e Inspirações para Transformar seu Espaço

Deixe um comentário

Os comentários devem ser aprovados antes de aparecer

* Campos obrigatório

✔️ Produto adicionado com sucesso.